TeleSO - Saúde Oral em tempos de COVID by Sorrisos Felizes e Brincalhões

Social media campaign

Enquadramento:

A 11 de Março de 2020, a Organização Mundial da Saúde declarou existir uma pandemia em curso de COVID-19, uma doença respiratória aguda causada pelo coronavírus da síndrome respiratória aguda grave 2 (SARS-CoV-2).

Portugal, imediatamente, decidiu tomar medidas exceptionais de combate à pandemia, entre elas: o cancelamento de consultas de medicina dentária e de higiene oral, à excepção de consultas de urgência; o encerramento de todos os estabelecimentos de ensino e o recurso ao teletrabalho sempre que possível. Assim, juntamente com outras medidas, o governo português colocou em quarentena mais de metade da população do país.

Com alunos em telescola e com as consultas de higiene oral limitadas, as atividades das higienistas orais nos centros de saúde devem de ser adaptadas à nova realidade, não em termos de consulta de higiene oral mas sim em termos de prevenção primária das doenças orais e promoção da saúde oral. Neste âmbito, a actividade da saúde oral pode perfeitamente seguir o conceito de telessaúde.

Defina-se Telessaúde como a distribuição de serviços e informações relacionadas à saúde através de tecnologias eletrônicas de informação e telecomunicações.

            Surge assim este projeto intitulado TeleSO – Saúde Oral em tempos de COVD-19.

 

         Objectivos:

- Adaptar a atividade das higienistas orais, no âmbito da educação para a saúde oral, em tempos de pandemia e de consequente quarentena;

- Prevenir as doenças orais;

- Promover a saúde oral.

 

         População Alvo:

- Toda a população mas essencialmente crianças

 

         Atividades a Desenvolver:

- Oficina de Histórias – criar vídeos ou audiocontos periódicos onde são contadas histórias sobre saúde oral/dentes, escovagem, bons hábitos de higiene oral e alimentação equilibrada, dirigidas a crianças do pré-escolar e ensino básico. As histórias podem ser de livros publicados ou histórias que as higienistas orais da USPMT criem ou já tenham.

                  Exemplo: https://www.facebook.com/217456031598959/videos/3006976502717258/

- Partilha de EBOOKS com histórias sobre saúde oral;

- Divulgar conteúdos do SOBE – audiocontos, livros, vídeos, músicas (www.sobe.pt);

                  Exemplo: Pesquisa de vídeos com histórias para crianças sobre cárie dentária, dentes, escovagem, que estejam de acordo com o que queremos transmitir e sua partilha. Quase todos os desenhos animados têm um episódio sobre dentes e escovagem e as crianças assim vêm os seus desenhos preferidos com o conteúdo que queremos mostrar; Exemplos: https://www.youtube.com/watch?v=9NqscvSEU6M;

- Partilha de vídeos oficiais da DGS, WHO, FDI (https://www.fdiworlddental.org/), World Oral Health Day (https://www.worldoralhealthday.org/) sobre saúde oral;

- Construir/reutilizar/adaptar brochuras, cartazes já feitos por nós, DGS, WHO, FDI;

- Divulgar artigos sobre saúde oral que já tenham sido publicados em jornais;

- Partilhar brochura para divulgação sobre a Saúde Oral e as recomendações durante a COVID-19;

 

        Divulgação através de site https://www.facebook.com/sorrisosfelizesebrincalhoes

 

Information

filiserra1@gmail.com

Rua do Comércio 105, 3º Esq
2200-050 Abrantes
Portugal

Abrantes
Conjunto de atividades essencialmente a